sexta-feira, abril 29, 2011

André Gago na EOI de Lugo, dia 4 de maio, 20h00

Rogélio Pardo, um galego do Porto Doçom, é o protagonista deste romance. Rogélio foge da guerra civil espanhola para Portugal, acabando por ser refugiado em Vilarinho da Furna, uma aldeia que mantém um sistema comunitário mais velho que o direito romano.

Lamentavelmente, Vilarinho de Furna, igual que Portomarim e tantas outros lugares, desapareceu alagado pelas águas de uma barragem.

Quebrem a maldição de Vilarinho, naveguem na brava correnteza do Rio HOMEM, e APAREÇAM!

De canoagem, asa-delta, bungee-jumping, ou até de bicicleta.

FORÇA!

Organiza: O clube de leitura Tuga-Lugo-Lendo, em pareceria com o departamento de português da EOI de Lugo




quinta-feira, abril 28, 2011

MICROCONTOS

SÃO PAULO

Paz Fernández (Nível Avançado)

Cheguei a São Paulo desiludida de quase todas as coisas, enfastiada de Lugo, onde o frio dos imensos invernos morava no meu ser como as más ervas invadem um jardim.

Cá, na Avenida Paulista, em pleno centro da cidade, conheci o João, um moleque que na altura tinha sete anos de idade: vivia sozinho, comia da malandragem e dormia nos becos da cidade. Nunca lhe ouvi maldizer o seu fado enquanto me acompanhava – como o melhor dos guias turísticos. Visitamos o “Memorial da América Latina”, o parque Ibirapuera, o Jardim Botânico...para além da s lojas mais destacadas e os centros comerciais.

Apaixonei-me pelo sorriso do João, pelo seu olhar de inocência – experimentada -, pela melodia das suas palavras, da água que nascia na boca dele quando eu lhe oferecia alguma guloseima.

Foi pelo João que São Paulo ficou prendido no meu coração. Com ele conheci o espantoso encantamento da miséria das favelas, a beleza de uma música que só pode ter origem nesta terra. Voltei a sentir o desejo de viver, simplesmente viver. Eis as razões pelas quais eu moro em São Paulo. Eis a história de uma procura e de um achado.


A ARTE DO DIZER

A ARTE DO DIZER
RECITAL POÉTICO-MUSICAL NA EIO DE LUGO: Um aluno e uma aluna da Escola abriram a Sessão Poética dizendo cada um, um poema à sua escolha. Elsa Noronha, 'a guerreira da palavra' dirá um poema de um poeta da Galiza – “Libremente” de Celso Emílio Ferreira. E os diversos poetas africanos e portugueses e outros cantos irão-se sucedendo: Rui de Noronha, Noemia de Sousa, Almada Negreiros, Ovídio Martins, Natália Correia...

JÁ A SEGUIR! TUGA-LUGO-LENDO!

JÁ A SEGUIR! TUGA-LUGO-LENDO!
APRESENTAÇÃO DO CLUBE DE LEITURA Sexta-feira, 4 de dezembro 19h30 IES OLHOS GRANDES (Feminino)

Encontro com Cabo-Verde

Encontro com Cabo-Verde
SEXTA-FEIRA 4 DEZEMBRO - 17h30 Encontro com Silvino Lopes na EOI Lugo 17H30 IES OLHOS GRANDES (FEMININO) Lançamento do livro "Rimas no deserto" e música cabo-verdiana

CAMPEONATO PLANETA NH

CAMPEONATO PLANETA NH
Cafetaria Biblioteca de Alejandria, 6ª, 13 de novembro de 2009, às 21:30H

CONCURSO PLANETA NH

CONCURSO PLANETA NH
Todos ao mesmo tempo! Escolham a sua resposta!

Lançamento do livro "Do Ñ para o NH" e Campeonato do Planeta NH

Lançamento do livro "Do Ñ para o NH" e Campeonato do Planeta NH
Vem participar!

LANÇAMENTO DO LIVRO "DO Ñ PARA O NH" - 13 novembro 2009

LANÇAMENTO DO LIVRO "DO Ñ PARA O NH" - 13 novembro 2009
A malta a rir aprendendo com o Valentim!