Àngeles Pacho. 1º de nível avançado.
BIOGRAFIA DE GUSTAVO CANDAL
Gustavo Candal nasce em Lugo em 1914, no seio de uma família liberal com ideias nacionalistas. A sua infância decorre no bairro da Milagrosa, onde frequenta a escola primária.
A 14 de abril de 1931, quando já estuda no liceu masculino, a Segunda República é proclamada. Graças à influência do pai, Gustavo percebe muito bem a transcendência da data para a Galiza.
Por causa de uma viagem a Lisboa, Gustavo conhece o Fernando Pessoa. Dada a afinidade em ideias e gostos, eles combinam várias vezes. Ficam amigos em poucos dias e trocam correspondência até à morte do escritor português.
Gustavo Candal estuda Direito em Santiago de Compostela. Lá, ele conhece a Maria, uma colega. Posteriormente casa com ela e têm dois filhos.
Naquela etapa de estudante, Gustavo reunia-se em tertúlia com um grupo de pessoas no café suíço. Costumavam ler a "Páxina nacionalista" que surgiu em Lugo em tempo da explosão progressista.
Em 1936, Gustavo está a frequentar o último ano na Universidade. Como o levantamento militar e repressão de Franco, aquela etapa de bem-estar termina da noite para o dia.
Gustavo Candal luta na frente, e ao terminar a guerra, tem de exilar-se com toda a família, dado o seu passado nacionalista. Foge dos falangistas. No entanto, ele será feliz nos Estados Unidos. Lá nasce o segundo filho de Gustavo Candal.
Após a ditadura ele regressa à terra, e é homenageado no seu Lugo natal.
Gustavo Candal morre em 1995, satisfeito, depois de anos atrás terem sido legalizados os partidos de esquerda.
CARTA DE GUSTAVO CANDAL A FERNANDO PESSOA
Lugo, 28 de outubro de 1931
Caro amigo e senhor,
Ao sair desse magnífico ambiente que o rodeia, cumpro o dever de expressar-lhe o meu profundo agradecimento pelas atenções e hospitalidade que eu e a minha família recebemos. Meu pai também ficou encantado das conversas que mantiveram.
Todos ficamos com desejos de corresponder a tanta amabilidade, e confiamos que, em breve, se apresente esta oportunidade, talvez durante a sua próxima viagem a este país.
Cumprimentos e um forte abraço para si, do seu amigo e admirador.
Gustavo Candal
UM POEMA DE GUSTAVO CANDAL
Desde criança
Não sem temores nem segredos
Tenho vivido como um republicano
Galego.
Tenho, porém, um alto sentimento
Patriótico.
A minha pátria é a língua
Galega.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
DEIXA AQUI AS TUAS TUGOLUGADAS!!