segunda-feira, setembro 21, 2015

Sonia: "Encorajo-vos a conhecer este mundo de que se apaixonarão em seguida"



Porque gostas do Português?
Decidi estudar português porque queria uma língua onde pudesse depois viajar habitualmente, e pôr os meus conhecimientos em prática. Para além disso, não aguentava mais aquelas aulas chatas de inglês da escola -com professores que não estimulam o aprendizado-, mas quando conheci o Joseph (antigo professor) as suas aulas simples de entender e de uma forma descontraída, inclusive com jogos, fiquei surpreendida. Foi assim como comecei a apaixonar-me pela língua portuguesa, e até hoje que estou no segundo ano de avançado.

Porque é que vale a pena estudar Português?
Do meu ponto de vista não só por questões de curriculum, que julgo que é importante, como também a possibilidade de poder falar e conhecer diferentes lugares da comunidade lusófona.
Talvez você não saiba, mas é uma das línguas mais faladas do mundo... As pessoas que gostam de viajar terão maiores possibilidades de comunicação com qualquer pessoa em qualquer situação e isso sem dúvida é uma grande vantagem .
Encorajo-vos a conhecer este mundo de que se apaixonarão em seguida.
Assim experimente e avalie se vale a pena!
Junto anexo fotografia tirada no Rio Douro com colegas da turma numa excursão da escola de línguas do departamento de Português.

Toni: "A malta de português da E.O.I é uma das mais legais e engraçadas da escola."



Eis aqui algumas das questões relativas a porque eu gosto de estudar Português:

- Atingir produtos culturais múltiplos e de diversos países da lusofonia (filmes, jornais, livros, sites...) 

- Tomar contacto com pessoas e realidades novas ideias, gostos... Hoje em dia as redes sociais facilitam muito esse contacto, e falarmos e compreender a língua doutras pessoas ajuda. 

- Para um falante de galego, o português faz com que tome consciência de múltiplos sotaques, das diversidades e semelhanças, pois as línguas são criadas pelos povos e as pessoas. O nosso mundo torna-se maior sendo tu parte fulcral dele. 

- Ao poder ouvir, ler e compreender outros meios de comunicação, não só tens maneiras de alargar o pensamento, mas também de ser mais crítico com o que recebes dos mass media. É dizer, tornamo-nos mais livres. 

- Desenvolver uma maior tolerância e respeito ao pensamento alheio, pois apesar de serem doutro pais, compartilham connosco um forte vínculo. 

- Tornas-te mais criativo, por tudo isto: os cientistas apresentam dados que mostram que o cérebro tem estímulos positivos, os quais evitam as enfermidades como o envelhecimento cerebral. 

- Melhoras a tua segurança em ti mesmo. O facto de sair da zona de conforto de um mesmo sempre é bom. A malta de português da E.O.I é uma das mais legais e engraçadas da escola. 

Em resumo eu só vejo vantagens em aprender português... Mas não acreditem no meu parecer. Venham e experimentem.

Marta Álvarez: "Gosto do português porque gosto das línguas como meio de expressão dos povos"



Porque gostas do português?

Gosto do português porque gosto das línguas como meio de expressão dos povos. Estudar português não é apenas estudar umas regras fonéticas, morfológicas, etc., é aproximar-se às culturas de milhares de pessoas muito distantes geograficamente mas não linguisticamente.

Estudar português vale a pena?

Não gosto de argumentos utilitários para defender o estudo e o emprego das línguas. Estudar português serve para ler o Mia Couto, o Fernando Pessoa, o Jorge Amado, escutar o Zeca Afonso, a Aline Frazão, o Fred Martins, falar com um moçambicano, um angolano...

Isso vale a pena? Acho que sim.

Para além do anterior, estudar português na Escola de Línguas de Lugo não é frequentar umas aulas convencionais, é estar em contacto com o mundo lusófono através de figuras singulares que todos os anos nos visitam, é viajar e é, sobretudo, ter a oportunidade de conhecer pessoas excecionais.


Animem-se a partilhar esta experiência.

Marta Canto: "O processo de aprendizagem do português está centrado no prazer mesmo de descobrir"



Eu gosto do Português por sentimento (de proximidade geográfica, cultural, histórica, linguística,...); também gosto por enriquecimento pessoal, de aprender outra língua.  

Vale a pena estudar português por ampliar as possibilidades de trabalho noutros países do mundo, e porque há menos concorrência no âmbito laboral, com respeito a outras línguas mais procuradas. Também porque, ao haver menos alunado e ter outras motivações, o processo de aprendizagem é mais devagar, não está tão centrado no resultado académico e sim no prazer mesmo de descobrir.

Diz Silvia Carballido: "Desde o primeiro dia, as aulas de português são motivadoras"


Desde o primeiro dia, as aulas de português são motivadoras, já que é possível compreender e progredir rapidamente no conhecimento desta língua. As compridas exposições gramaticais são substituídas por pinceladas lingüísticas, que apontam as diferenças a ter em conta entre línguas irmãs. No seu lugar, podemos mergulhar-nos, aula após aula, na descoberta da cultura lusófona, tradições, locais a destaque,  música ou literatura, entre outros muitos tópicos a tratar. De facto, fiquei enfeitiçada pelo imediato acesso a grandes escritores clássicos e contemporâneos, que também são lidos e comentados no clube de leitura. Pelas nossas mãos já passaram autores brasileiros, moçambicanos, angolanos ou portugueses, que nos abrem as portas de nações e modos de vida longínquos. Bom, os tugas não estão tão longe, o que também permite fazer mais duma escapadela durante o ano para comprovarmos a nossa progressão, mas, sobretudo, para desfrutarmos de mais duma maneira de cozinhar o renomado bacalhau.

O que pensa a Marisa Garcia Fernandez: "Estudar português na Escola de Línguas ofereceu-me a oportunidade de fazer novos relacionamentos com pessoas interessantes"



Porque gostas do português? 

Gosto da língua portuguesa e da gente que a fala. Imagino que tem algo a ver com a minha língua e com a minha gente. Quiçá seja a mesma língua e a mesma gente com as diferenças próprias que a enriquecem, segundo onde se fale ou onde se viva.
A língua portuguesa está espalhada por todo o mundo, vários milhões de pessoas em diferentes países usam-na para comunicar-se e é também considerável o número de pessoas que a compreendem, ainda que não a falem.

É por isso que aprender português é uma chave que abre portas em muitos países e põe-nos em contacto com culturas diferentes e muito interessantes.

Porque é que vale a pena estudar português?

Vale muito a pena estudar português porque com a língua também descubrimos a história, a cultura, a culinária, a literatura, a música e tudo o que a língua envolve. Como esta lingua é falada em países muito diferentes, o leque de possibilidades é amplo.
Estudar português na Escola de Línguas tem sido uma experiência agradável e ofereceu-me a oportunidade de fazer novos relacionamentos com pessoas interessantes, fazer viagens, ler livros que não teria lido...

Acho que para os galegos não é muito difícil estudar português nos primeiros anos, e uma vez que já compreendes só precisas de mergulhar-te cada dia um boadinho mais e com algo de esforço até chegares a falá-lo com uma expressão aceitável (isso depende da habilidade e capacidade de cada um...)

No que diz respeito ao professorado da E.O.I, está sempre bem-disposto, faz as aulas interessantes e se precisares de ajuda para qualquer coisa está aí para animar-te e ajudar-te.

É assim que três dias à semana na Escola de Línguas, os colegas de turma... e aprender português acaba por ser parte da tua vida quotidiana...

Eu acho!

quarta-feira, setembro 16, 2015

A opinião de José M. Castro Álvarez: "É natural fazer um pequeno esforço para obter um benefício muito grande"



Por que é que gosto de aprender português? Porque é natural fazer um pequeno esforço para obter um benefício muito grande: a certificação para o CV, a capacidade de comunicação com muitas pessoas de países próximos e distantes, de culturas familiares e outras exóticas. Faz mesmo mais sentido perguntarmo-nos por que não há muitas mais pessoas que estudam português. 

É claro que o português não teve e ainda agora não tem a promoção que merece em relação a outras línguas em que o investimento requerido é muito maior. Eu sou pesquisador; trabalhei em Portugal e estou em contacto com colegas do Brasil. Ainda que o inglés seja a língua mais importante para eu publicar as minhas pesquisas, graças ao português eu fiz uma estadia como docente no Brasil e a minha capacidade de comunicação com pessoas de fora do meu entorno de trabalho permitiu-me desfrutar imenso dos meus deslocamentos. O português também me ajudou a resolver alguns problemas que tive durante umas férias em Namíbia, perto da fronteira com Angola.

O testemunho de David Pérez González: "O português ajuda a compreender melhor a minha língua".



Eu gosto do português porque me ajuda a compreender melhor a minha língua, pois após serem a mesma durante séculos, ainda é possível rastrear algumas das soluções comuns em muito léxico, que é diferente de qualquer outra língua romance, mesmo em palavras que na Galiza já quase não são usados. Estudar português torna-se assim também uma forma de recuperar algumas palavras patrimoniais do galego que hoje estão em desuso em nosso território. 

Por isso vale muito a pena estudá-lo, porque com um pequeno esforço podem acessar-se nada desprezíveis centenas de milhões de falantes que falam português em suas diferentes variantes. E, é claro, todas as vantagens que isso traz, porque, postos a ir de viagem para o estrangeiro, Portugal é o país que temos mais à mão para fazer uma imersão linguística total, sem gastar muito dinheiro, e comendo melhor do que em qualquer outro!

A experiência de José António Barral 'Tó': "A literatura em português foi a mina grande descoberta"

 
Sendo eu galegofalante senti curiosidade e tentei ler Saramago na versão original em português. Assim foi como me acheguei os nossos vizinhos tão perto e de forma tão fácil. 

Logo fui à escola de línguas de Lugo e ali descobri o mundo da lusofonia, não só de Portugal, mas também do Brasil e dos países lusófonos africanos. 

A literatura em português foi a mina grande descoberta. Lembro com gosto “O rio homem”, “Os capitães de areia”, “O planalto e a estepe”, "O mandarim”… e os seus autores André Gago, Jorge Amado, Pepetela, Eça de Queirós ou Mia Couto entre outros muitos. Mesmo algum esteve na escola em palestras. 

Aprendi a língua e a cultura. 

Para mim não foi uma questão de currículo, mas poderia dizer que desde o galego resulta muito fácil chegar ao português, e que em foros internacionais como por exemplo o BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), de países emergentes, o português é língua oficial.

Fala a Ruth: "Gosto muito do português pela fonética"





Porque gostas do português?
Gosto muito do português pela fonética, acho que é uma língua muito gira nesse aspecto. Ao mesmo tempo permite-me encontrar-me com a minha própria língua, o galego; aprendendo português aprendo novamente galego. É muito útil para recuperar vocabulário que já tinha quase olvidado, assim como também valorizar outro que não acreditava que fosse tão propriamente nosso.

Porque é que vale a pena estudar português?
Há infinidade de motivos que demonstram que estudar português vale a pena. Mas se tenho de escolher diria que os mais importantes para mim são: aprender uma língua de maneira rápida e sem grande esforço, que está muito bem valorizada nos CVs. O Brasil é um país muito grande e a comunidade lusófona tem grandes possibilidades para trabalhar e viajar, e há muitos livros e material diverso ao nosso alcance que está em português e pode ser de ajuda.

terça-feira, setembro 15, 2015

A experiência da Paula: "Namorei profundamente do português"



O meu nome é Paula e sou uma das raparigas mais novas que estudam português. Comecei a estudar português há quatro anos, quando vi que no licéu não era obrigada a escolher francês nem alemão. 

Quando cheguei cá, há dois anos, namorei profundamente do português, mas já namorara quando viajara a Portugal. Eu queria que chegasse o dia de ir à escola de línguas a aprender, conversar, rir e descobrir novas coisas. 

Gosto do português porque é uma língua próxima, com muita sonoridade e útil para o futuro. Esta língua, formosa por dentro e por fora, fala-se em grande parte do mundo. 

Os galegos/as temos a oportunidade de aprender uma língua reconhecida no mundo inteiro com mais facilidade do que outras pessoas pela proximidade com o galego. Por isso, não deveriam de rejeitar a oportunidade que temos nós de falar, escrever, ouvir e ler uma nova língua.

A ARTE DO DIZER

A ARTE DO DIZER
RECITAL POÉTICO-MUSICAL NA EIO DE LUGO: Um aluno e uma aluna da Escola abriram a Sessão Poética dizendo cada um, um poema à sua escolha. Elsa Noronha, 'a guerreira da palavra' dirá um poema de um poeta da Galiza – “Libremente” de Celso Emílio Ferreira. E os diversos poetas africanos e portugueses e outros cantos irão-se sucedendo: Rui de Noronha, Noemia de Sousa, Almada Negreiros, Ovídio Martins, Natália Correia...

JÁ A SEGUIR! TUGA-LUGO-LENDO!

JÁ A SEGUIR! TUGA-LUGO-LENDO!
APRESENTAÇÃO DO CLUBE DE LEITURA Sexta-feira, 4 de dezembro 19h30 IES OLHOS GRANDES (Feminino)

Encontro com Cabo-Verde

Encontro com Cabo-Verde
SEXTA-FEIRA 4 DEZEMBRO - 17h30 Encontro com Silvino Lopes na EOI Lugo 17H30 IES OLHOS GRANDES (FEMININO) Lançamento do livro "Rimas no deserto" e música cabo-verdiana

CAMPEONATO PLANETA NH

CAMPEONATO PLANETA NH
Cafetaria Biblioteca de Alejandria, 6ª, 13 de novembro de 2009, às 21:30H

CONCURSO PLANETA NH

CONCURSO PLANETA NH
Todos ao mesmo tempo! Escolham a sua resposta!

Lançamento do livro "Do Ñ para o NH" e Campeonato do Planeta NH

Lançamento do livro "Do Ñ para o NH" e Campeonato do Planeta NH
Vem participar!

LANÇAMENTO DO LIVRO "DO Ñ PARA O NH" - 13 novembro 2009

LANÇAMENTO DO LIVRO "DO Ñ PARA O NH" - 13 novembro 2009
A malta a rir aprendendo com o Valentim!