Por Maria Luz Nunes
Avançado I
Agostinho da Silva foi um homem que cultivou muitas facetas: foi orador, escritor, colaborador em programas de TV, etc.
Ele teve uma vida académica muito brilhante: depois de nascer em 1906 na cidade do Porto e passar uma parte da infância em Barca d'Alba, licenciou-se em filologia clássica pela faculdade de letras do Porto, concluindo com louvor o seu doutoramento.
A sua atividade laboral foi muito complicada: depois de trabalhar como professor no ensino oficial, demite em 1935 por não ter assinado a Lei Cabral que proibia a pertença a sociedades secretas, e foi embora para o Brasil. Lá esteve 25 anos, durante os quais criou inúmeros institutos e fez intervenções nas universidades. Após vinte anos regressa a Portugal -na chamada "Primavera marcelista"-, dedicando-se à escrita e a participar em programas da TV.
A pegada que deixou nos alunos foi muito importante: um deles lembra como ficava a falar com Agostinho depois das aulas. Graças a aquelas conversas o aluno encontrou a sua vocação. Agostinho da Silva era uma pessoa determinada na defesa das suas ideias.
Em 2006 celebra-se o aniversário do nascimento de Agostinho da Silva. Graças às comemorações celebradas nos países lusófonos, o trabalho dele permanece vivo na memória de muitos.
Veja-se o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=9lclU5jDmo4
Sem comentários:
Enviar um comentário
DEIXA AQUI AS TUAS TUGOLUGADAS!!