LANÇAMENTO DO Ñ PARA O NH
Excertos perceptivos do Básico I
Nazaret L.: (...) No livro do Valentim encontramos um português para nós, os galego-falantes. Uma obra que com a metáfora da cozinha mostra preferência por um galego reintegracionista, que procura parecer-se com o português. Na conferência aprendemos coisas como que o capitão Garfio chama-se capitão Gancho em português. Também vimos erros como dizer povo em vez de vila ou chamar de "cu" à letra quê. (...) O Valentim é professor de português e acha que os alunos são muito bons na ortografia portuguesa. (...)
Melina S.: (...) O lançamento do livro começou às sete e meia na sala de atos da escola, mas por causa de uns problemas técnicos tivemos que mudar de sala até a de informática, onde pudemos continuar com a celebração, nela Valentim explicou, a modo de resumo, o conteúdo do livro. Nos últimos minutos pudemos perguntar-lhe dúvidas.
Maria M.: No dia treze de novembro (...) Uma vez que os problemas técnicos se resolveram, Valentim continuou com a apresentação, fazendo uma analogia entre língua e cozinha. Ele disse que o galego e o português são a mesma língua mas a sua evolução foi diferente. O autor descreveu o livro como um manual de áreas críticas com exercícios práticos. Também comentou que nas línguas próximas há mais interferências que nas que não são parecidas (...). Os assistentes prestavam atenção todo o tempo pelo bom humor do professor e pelo engenhoso dos desenhos do power-point. Foi um lançamento muito interessante.
Toni O.: (...) Depois de algumas dificuldades técnicas, o seu autor, Valentim R. Fagim, começou a apresentação deste manual de "português para galegos", explicando o quadro base de que nasceu a ideia de o elaborar, exemplificando com situações parecidas dadas com outras línguas. A apresentação, de uma hora aproximada de duração, foi muito interactiva e resultou bastante amena, tendo uma boa acolhida entre o público.
Iria P.: (...) Com este livro o autor pretende facilitar o estudo da língua portuguesa por meio de uma gramática singela. Este livro está especialmente recomendado para a iniciação dos galegos no estudo do português. (...) Depois deste incidente, o lançamento desenvolveu-se com normalidade e com grande interesse pelo pessoal, devido em parte ao bom comunicador e pela outra ao assunto a tratar. (...) Para terminar, P. Fagim convidou os ouvintes a um concurso de português no botequim "Biblioteca de Alejandria" onde os ganhadores conseguiram um livro.
Martín R.: Na apresentação havia mais de 25 pessoas (...). O livro é para alunos desde o nível básico até o avançado de português. O livro serve para descobrir esse idioma tão lindo que é o português. (...)
Sem comentários:
Enviar um comentário
DEIXA AQUI AS TUAS TUGOLUGADAS!!