quarta-feira, outubro 26, 2011

Isabel, a rainha santa, na Piringalha

Num post anterior, vimos o perfil de D.Dinis no Facebook. Agora é a vez da rainha Santa Isabel, a sua ex-esposa. Roberto, do 2º ano de Intermédio, foi ter com ela à Piringalha e transcreveu o depoimento que podemos ler a seguir.

A minha relação com D.Dinis

Casei em fevereiro de 1982, em Barcelona, sem a presença de dom Dinis. A ausência do rei na cerimónia é apenas mais “um detalhe”, entre outros, do nosso não vulgar casamento. Acompanhou-me meu irmão Jaime ao encontro do meu marido, na vila de Trancoso. Nesta vila, onde o rei e os representantes da corte esperavam por mim, foram celebradas as bênçãos matrimoniais na igreja de São Bartolomeu, em julho de 1982.

Os festejos de casamento, que foram grandes e ruidosos, prolongaram-se por todo o mês de julho, com os velhos ricos-homens e os moços trovadores, à compita nos jogos de armas e cantares, nas alegrias e folguedos.

Chegamos a Coimbra a 15 de outubro de 1982, depois de passarmos por várias localidades do reino.

Com o matrimónio, inaugurou-se um novo ciclo na minha vida. A mudança de condição de Infanta para Rainha impunha-me também uma mudança de comportamento em relação aos interesses a serem defendidos. De solteira tinha de agradar a meu pai e a meu avô, mantendo a observância de preceitos morais e políticos, de regras de proceder, cuja finalidade era alcançar importantes benefícios para o reino aragonês. Com a realização de meu casamento, tive de reproduzir os mesmos valores, objetivando, porém, a sobrevivência do reino português.

Tinha de agradar ao meu marido, suportando incluso que ele tivesse vários filhos bastardos com damas nobres da região de Odivelas.

Mas confesso que não é nada fácil lidar com esta situação, pois os ciúmes acabam por ser insuportáveis, e quando nos vêm dizer que o nosso marido anda envolvido com outra, e tem filhos dela, causa muita dor.


Todos os motivos serviam para iniciar uma discussão", desde as amizades do filho mais velho às sopas que a mãe dele fazia – "que eram sempre melhores do que as minhas" –, mas o ponto alto surgia "logo pela manhã", quando a desarrumação da casa de banho fazia desfiar elogios e ofensas aos hábitos herdados dos pais.

Tínhamos discussões tão violentas que muitas vezes a minha filha mais nova ia para a escola a chorar.

Cansada desta situação, tomei a decisão de mudar de vida. Divorciei-me, fui viver para Lugo e abri uma florista na Piringalha.

No meu trabalho faço todos os dias o milagre de converter as rosas em dinheiro.

Passei de uma situação de total submissão para uma autonomia em que já posso dizer ‘vou à minha vida’.

Sem comentários:

Enviar um comentário

DEIXA AQUI AS TUAS TUGOLUGADAS!!

A ARTE DO DIZER

A ARTE DO DIZER
RECITAL POÉTICO-MUSICAL NA EIO DE LUGO: Um aluno e uma aluna da Escola abriram a Sessão Poética dizendo cada um, um poema à sua escolha. Elsa Noronha, 'a guerreira da palavra' dirá um poema de um poeta da Galiza – “Libremente” de Celso Emílio Ferreira. E os diversos poetas africanos e portugueses e outros cantos irão-se sucedendo: Rui de Noronha, Noemia de Sousa, Almada Negreiros, Ovídio Martins, Natália Correia...

JÁ A SEGUIR! TUGA-LUGO-LENDO!

JÁ A SEGUIR! TUGA-LUGO-LENDO!
APRESENTAÇÃO DO CLUBE DE LEITURA Sexta-feira, 4 de dezembro 19h30 IES OLHOS GRANDES (Feminino)

Encontro com Cabo-Verde

Encontro com Cabo-Verde
SEXTA-FEIRA 4 DEZEMBRO - 17h30 Encontro com Silvino Lopes na EOI Lugo 17H30 IES OLHOS GRANDES (FEMININO) Lançamento do livro "Rimas no deserto" e música cabo-verdiana

CAMPEONATO PLANETA NH

CAMPEONATO PLANETA NH
Cafetaria Biblioteca de Alejandria, 6ª, 13 de novembro de 2009, às 21:30H

CONCURSO PLANETA NH

CONCURSO PLANETA NH
Todos ao mesmo tempo! Escolham a sua resposta!

Lançamento do livro "Do Ñ para o NH" e Campeonato do Planeta NH

Lançamento do livro "Do Ñ para o NH" e Campeonato do Planeta NH
Vem participar!

LANÇAMENTO DO LIVRO "DO Ñ PARA O NH" - 13 novembro 2009

LANÇAMENTO DO LIVRO "DO Ñ PARA O NH" - 13 novembro 2009
A malta a rir aprendendo com o Valentim!