terça-feira, fevereiro 02, 2010

CENTÕES (com versos de Rosa Alice Branco) - INTIMISTAS

EMÍLIO C. (Intermédio 2)

Desenho a minha ausência
um desapego de tudo
a sagrada beleza da coisa inexistente
e depois do túnel ter desaparecido no tempo
como barca aberta às águas oceânicas
o único sentimento é a água
sem salvação.

Desmantelo o tempo.
Castelos, príncipes, borboletas. Vamos perdendo
onde estão quando procuro no silêncio.

Deixa-me atravessar a noite que falta
pela sombra da lua quente
o vento agita e o vazio canta
eu voo rapante sobre o nada.

Dorme comigo. Agasalha-me as noites
só um rio continuará correndo, só umas mãos eternamente vivas.
Cada poro é uma ponte, o lugar habitado
o que penso ser a minha vida em duas horas.

Amor à tardinha, com a vida desarrumada.
Antes não era eu. Nunca estava dentro,
os meus sonhos não eram de ninguém
no meio da gente, tudo era secreto, cúmplice.

Porque não sinto agora o que já sei?
A flecha parte e nunca chega,
o viajante sem sombra
porque até a tristeza tem custo, uma esperança.

Dentro de um homem onde vivia eu,
como dispor as pedras
com que caminho de olhos lentos. Entro no mais belo
de mansinho porque mesmo o infinito
somos o que restou da última viagem,
desaparece em pequenas nadas,
rebenta em minúsculos peixes
a relva da minha infância em forma de trapécio
porque resistimos à burocracia e ao cansaço.


MARIA M. (Básico 1)


Antes não era eu. Nunca estava dentro
em voo rasante sobre nada
e os meus sonhos não eram de ninguém.
Castelos, príncipes, borboletas. Vamos perdendo.

Quando me esqueço
que me esquecerei de desejar
os meus dois olhos não sabem
desvanece em pequenos nadas.

Sem salvação
eu e o emu nome caminhamos juntos
é por isso que devemos saber escutar

e depois do túnel ter desaparecido no tempo
onde estou quando procuro no silêncio
infinitamente distante das nossas percepções confusas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

DEIXA AQUI AS TUAS TUGOLUGADAS!!

A ARTE DO DIZER

A ARTE DO DIZER
RECITAL POÉTICO-MUSICAL NA EIO DE LUGO: Um aluno e uma aluna da Escola abriram a Sessão Poética dizendo cada um, um poema à sua escolha. Elsa Noronha, 'a guerreira da palavra' dirá um poema de um poeta da Galiza – “Libremente” de Celso Emílio Ferreira. E os diversos poetas africanos e portugueses e outros cantos irão-se sucedendo: Rui de Noronha, Noemia de Sousa, Almada Negreiros, Ovídio Martins, Natália Correia...

JÁ A SEGUIR! TUGA-LUGO-LENDO!

JÁ A SEGUIR! TUGA-LUGO-LENDO!
APRESENTAÇÃO DO CLUBE DE LEITURA Sexta-feira, 4 de dezembro 19h30 IES OLHOS GRANDES (Feminino)

Encontro com Cabo-Verde

Encontro com Cabo-Verde
SEXTA-FEIRA 4 DEZEMBRO - 17h30 Encontro com Silvino Lopes na EOI Lugo 17H30 IES OLHOS GRANDES (FEMININO) Lançamento do livro "Rimas no deserto" e música cabo-verdiana

CAMPEONATO PLANETA NH

CAMPEONATO PLANETA NH
Cafetaria Biblioteca de Alejandria, 6ª, 13 de novembro de 2009, às 21:30H

CONCURSO PLANETA NH

CONCURSO PLANETA NH
Todos ao mesmo tempo! Escolham a sua resposta!

Lançamento do livro "Do Ñ para o NH" e Campeonato do Planeta NH

Lançamento do livro "Do Ñ para o NH" e Campeonato do Planeta NH
Vem participar!

LANÇAMENTO DO LIVRO "DO Ñ PARA O NH" - 13 novembro 2009

LANÇAMENTO DO LIVRO "DO Ñ PARA O NH" - 13 novembro 2009
A malta a rir aprendendo com o Valentim!