
Maria José de Arriba (1º ano de nível avançado)
Diário de um fescenino, do autor brasileiro Rubém Fonseca, recreia os dias de um escritor em crise, o Rufus, ao longo de um ano.
Fescenino é um latinismo que define o obsceno. As proezas sexuais do protagonista são o tema principal do livro, e a troca de mulheres ─ meros objetos de satisfação da libido do escritor-narrador ─ culmina num caso simultâneo com mãe e filha, que quase o leva à prisão, acusado de estupro. Toda a temática desenvolve-se com muito erotismo, um bocadinho cómico por vezes.
Rubém Fonseca faz referência de forma continuada à síndrome de Zuckerman, doença que leva a confundir a vida do escritor com a sua obra, bem como à síndrome de Bulhão Pato, segundo a qual os leitores se veem retratados como os personagens da obra.
É interessante reparar na função metalinguística, pois o Rufus abusa das citações de outros autores (Maupassant, Kierkegaard...) para aprofundar nas suas reflexões sobre a escrita.
Pessoalmente, gostei imenso da leitura do romance, pois mostra um enredo muito bem construído, que provoca reações inusitadas no leitor. É por isso que irei procurar algum livro semelhante. Obrigada ao Joseph pela sua recomendação.
Sem comentários:
Enviar um comentário
DEIXA AQUI AS TUAS TUGOLUGADAS!!