quarta-feira, abril 28, 2010

RIDISMO


Carme Vivero, de 1º ano de nível avançado, inventou esta nova doença. Leiam lá algumas informações sobre os sintomas e tratamento.

A SÍNDROME DO RIDISMO


A síndrome do Ridismo é uma doença genética que afeta a pele e produz erupções cutáneas, e por vezes também pode afetar os músculos. Os problemas associados a esta doença podem evidenciar-se já na infância. Porém, é mais frequente os sintomas começarem na adolescência. A doença pode ser herdada e provocada por diversas mutações no gene AHD. Esta síndrome está catalogada dentro das chamadas “doenças raras”, tendo portanto associado um défice de conhecimentos científicos e médicos.

Sintomas.
Os sintomas variam dentro da mesma família e podem nem sequer notar-se, mas noutros casos são tão severos que o coração pode sofrer complicações graves.
Os sinais mais frequentes são o aumento da temperatura e a aparição de erupções cutâneas, manchas vermelhas normalmente. Esta doença, embora não seja exclusiva, afeta de forma geral pessoas entre os 12 e 40 anos. Se calhar seria bom ela afetar ainda outras idades mais adultas
Outros sinais desta síndrome incluem problemas do coração ( raras vezes ) e dores musculares que podem resultar em lesões, quando as fibras se contraem de forma não controlada, provocado isto pelo excessivo esforço que por vezes o riso causa.
É por todos conhecido os efeitos do riso sobre o organismo que, se não forem excessivos, podem mesmo ser benéficos para a pessoa. Alguns desses efeitos são a redução da hormona do stress, aumento da pressão sanguínea ou melhor oxigenação do corpo. Notemos, finalmente, que com o riso as lágrimas passam a ter mais imunoglobulinas, um anticorpo que é a primeira linha de defesa contra algumas infeções oculares.

Prognóstico e tratamento
Se notar algum excesso de riso na criança e algum dos sinais descritos anteriormente, deve ir ao médico. Não se conhecem, pelo momento, riscos graves para a saúde das pessoas. Poderá haver certa comichão na pele, na zona das axilas, e na planta dos pés. Não sofra, liberte tensões e deixe a pessoa rir, embora ela possa sentir vergonha nalgumas situações. Já sabe: "o riso é um bom remédio".

Sem comentários:

Enviar um comentário

DEIXA AQUI AS TUAS TUGOLUGADAS!!

A ARTE DO DIZER

A ARTE DO DIZER
RECITAL POÉTICO-MUSICAL NA EIO DE LUGO: Um aluno e uma aluna da Escola abriram a Sessão Poética dizendo cada um, um poema à sua escolha. Elsa Noronha, 'a guerreira da palavra' dirá um poema de um poeta da Galiza – “Libremente” de Celso Emílio Ferreira. E os diversos poetas africanos e portugueses e outros cantos irão-se sucedendo: Rui de Noronha, Noemia de Sousa, Almada Negreiros, Ovídio Martins, Natália Correia...

JÁ A SEGUIR! TUGA-LUGO-LENDO!

JÁ A SEGUIR! TUGA-LUGO-LENDO!
APRESENTAÇÃO DO CLUBE DE LEITURA Sexta-feira, 4 de dezembro 19h30 IES OLHOS GRANDES (Feminino)

Encontro com Cabo-Verde

Encontro com Cabo-Verde
SEXTA-FEIRA 4 DEZEMBRO - 17h30 Encontro com Silvino Lopes na EOI Lugo 17H30 IES OLHOS GRANDES (FEMININO) Lançamento do livro "Rimas no deserto" e música cabo-verdiana

CAMPEONATO PLANETA NH

CAMPEONATO PLANETA NH
Cafetaria Biblioteca de Alejandria, 6ª, 13 de novembro de 2009, às 21:30H

CONCURSO PLANETA NH

CONCURSO PLANETA NH
Todos ao mesmo tempo! Escolham a sua resposta!

Lançamento do livro "Do Ñ para o NH" e Campeonato do Planeta NH

Lançamento do livro "Do Ñ para o NH" e Campeonato do Planeta NH
Vem participar!

LANÇAMENTO DO LIVRO "DO Ñ PARA O NH" - 13 novembro 2009

LANÇAMENTO DO LIVRO "DO Ñ PARA O NH" - 13 novembro 2009
A malta a rir aprendendo com o Valentim!