(LIVRO DISPONÍVEL NA BIBLIOTECA DA EOI)
Por Maria José de Arriba (Avançado II)
Uma abelha na chuva ,de Carlos de Oliveira, apresenta a história conflituosa entre diferentes personagens. Por um lado, a relação problemática entre Álvaro Silvestre e a mulher Maria dos Prazeres, que organiza a ação principal, e por outro lado, a ação secundária é constituída pelo amor de Jacinto e Clara, violentamente truncado.
O conflito vai além dos personagens para estabelecer-se entre diferentes classes sociais — a fidalguia decadente e a pequena burguesia — em que o pobre acaba por ser vítima dos ódios dos poderosos.
A leitura simbólica do romance clarifica o sentido deste: a abelha, o mel, a água, a chuva, a fonte.... são elementos muito importantes para o leitor se aperceber do significado real dos factos acontecidos na aldeia de Montouro, um lugar muito monótono.
Na minha opinião, é um livro triste e demasiado reflexivo, em que a infelicidade constitui a coluna vertebral da trama. Além disso, não gostei da maneira de narrar a história, embora ela esteja muito bem planeada. Isto faz com que eu esteja a procurar para já um livro mais divertido.
Sem comentários:
Enviar um comentário
DEIXA AQUI AS TUAS TUGOLUGADAS!!