sexta-feira, abril 09, 2010

A MINHA LEITURA DE OS CUS DE JUDAS (ANTÓNIO LOBO ANTUNES)


Tareixa de Castro (avançado II)
(LIVRO DISPONÍVEL PARA EMPRÉSTIMO NA BIBLIOTECA DA EOI)


Eu li o romance Os cus de Judas, do autor luso António Lobo Antunes, e gostei em geral dele, embora os primeiros capítulos fossem especialmente difíceis.

A obra centra-se no relato que o protagonista fez da sua vida a uma interlocutora, a qual não intervém nunca. Ele fala basicamente do seu passado de seis anos anteriores na guerra de Angola, onde participou como médico. A dor, a morte, a barbárie humana, o álcool, o sexo primitivo e a violência gratuita vêm à tona na conversa. Tudo isto está perfetamente refletido nas descrições muito realistas, onde há uma clara tendência para o escatológico e o sórdido, intensificadas pela ironia e o humor azedo. O resultado de tal experiência bélica é um homem destruído, que perde a família, os amigos e a paixão por viver. Ele fica sendo um ninguém que, por não ter, nem nome tem.

Para mim, a dificuldade da leitura esteve na dureza do relato e na compreensão de certas chaves irónicas do autor. O romance, porém, revela-se interessante por diferentes aspetos, tanto temáticos como formais. Precisamente, um destes é a originalidade da sua estrutura, pois cada capítulo se corresponde com uma letra do alfabeto.

Ao longo da nossa vida todos enfrentamos algum “cu de Judas”, mas este da guerra é particularmente aniquilador. Por essa razão, eu acho que é fundamental conhecê-la para a evitar. Uma maneira ótima de o fazermos é por meio da literatura, com obras como esta do Lobo Antunes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

DEIXA AQUI AS TUAS TUGOLUGADAS!!

A ARTE DO DIZER

A ARTE DO DIZER
RECITAL POÉTICO-MUSICAL NA EIO DE LUGO: Um aluno e uma aluna da Escola abriram a Sessão Poética dizendo cada um, um poema à sua escolha. Elsa Noronha, 'a guerreira da palavra' dirá um poema de um poeta da Galiza – “Libremente” de Celso Emílio Ferreira. E os diversos poetas africanos e portugueses e outros cantos irão-se sucedendo: Rui de Noronha, Noemia de Sousa, Almada Negreiros, Ovídio Martins, Natália Correia...

JÁ A SEGUIR! TUGA-LUGO-LENDO!

JÁ A SEGUIR! TUGA-LUGO-LENDO!
APRESENTAÇÃO DO CLUBE DE LEITURA Sexta-feira, 4 de dezembro 19h30 IES OLHOS GRANDES (Feminino)

Encontro com Cabo-Verde

Encontro com Cabo-Verde
SEXTA-FEIRA 4 DEZEMBRO - 17h30 Encontro com Silvino Lopes na EOI Lugo 17H30 IES OLHOS GRANDES (FEMININO) Lançamento do livro "Rimas no deserto" e música cabo-verdiana

CAMPEONATO PLANETA NH

CAMPEONATO PLANETA NH
Cafetaria Biblioteca de Alejandria, 6ª, 13 de novembro de 2009, às 21:30H

CONCURSO PLANETA NH

CONCURSO PLANETA NH
Todos ao mesmo tempo! Escolham a sua resposta!

Lançamento do livro "Do Ñ para o NH" e Campeonato do Planeta NH

Lançamento do livro "Do Ñ para o NH" e Campeonato do Planeta NH
Vem participar!

LANÇAMENTO DO LIVRO "DO Ñ PARA O NH" - 13 novembro 2009

LANÇAMENTO DO LIVRO "DO Ñ PARA O NH" - 13 novembro 2009
A malta a rir aprendendo com o Valentim!