quinta-feira, janeiro 12, 2012

Tartaruga - A décima ilha dos Açores


Tartaruga é a décima ilha dos Açores. Toni, Lidia e Carme conhecem bem a ilha e estão envolvidos num projeto de defesa do seu ambiente. A velha tradição do encontro mensal entre as tartarugas-marinhas e as mulheres ilhoas está em perigo. Contribuam para esta causa!

Quem somos?

Nos somos uma ONG e associação cultural sem fins lucrativos, que tem seu grumo numas mulheres que lutam pela defesa da tartaruga-marinha verde, bichinho muito ameaçado desde sempre: em 3 séculos mataram-se 100.000 milhões.

Elas são perseguidas por causa da carne, ovos e carapaça. Papam-se os ovos na Índia; emprega-se o óleo em grande parte da América do Sul para lâmpadas; e a carapaça é usada em instrumentos musicais e objetos de artesanato.

De onde somos?

As tartarugas têm na nossa pequena ilha muita tradição. A santa padroeira da Ilha Santa Catarina chegou a nós, segundo os mais velhos, na companhia das tartarugas que foram com ela por mor das suas preces e cantigas.

Na sua honra, na lua cheia de fevereiro, as mulheres da ilha saem com a sua imagem ate à conhecida como Ilha do Milagre. Apenas as mulheres da ilha fazem a cantiga santa. As tartarugas, porem, vêm à ilha e começam as datas de pôr os ovos.

Em lembrança da Sta. Catarina a ilha tem o nome de Tartaruga.

A ilha Tartaruga é a mais nova das que formam os Açores.

Pode-nos ajudar?

Magoa-nos o desinteresse das administrações a respeito do futuro das tartarugas. A crise económica que está a alagar a Europa cria um desassossego na população que impede planificar o amanhã.

Da Associação de empresários com ajuda de orçamentos Europeus, propõe-se criar uma unidade de aquicultura - promovida pela Junta da Galiza - no lugar de desove da Tartaruga. Isto não apenas supõe deixar as tartarugas sem locais para desovar, mas também rompe com uma tradição de funda presença nas ilhas, e também quase decerto é a morte por causa das redes de muitas tartarugas.

Desta associação pedimos-vos que preencham e assinem neste manifesto e que o enviem aos responsáveis na "Junta de Galiza" e na Europa.

Cumprimenta-vos:

Toni, Lídia e Belém, do básico integrado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

DEIXA AQUI AS TUAS TUGOLUGADAS!!

A ARTE DO DIZER

A ARTE DO DIZER
RECITAL POÉTICO-MUSICAL NA EIO DE LUGO: Um aluno e uma aluna da Escola abriram a Sessão Poética dizendo cada um, um poema à sua escolha. Elsa Noronha, 'a guerreira da palavra' dirá um poema de um poeta da Galiza – “Libremente” de Celso Emílio Ferreira. E os diversos poetas africanos e portugueses e outros cantos irão-se sucedendo: Rui de Noronha, Noemia de Sousa, Almada Negreiros, Ovídio Martins, Natália Correia...

JÁ A SEGUIR! TUGA-LUGO-LENDO!

JÁ A SEGUIR! TUGA-LUGO-LENDO!
APRESENTAÇÃO DO CLUBE DE LEITURA Sexta-feira, 4 de dezembro 19h30 IES OLHOS GRANDES (Feminino)

Encontro com Cabo-Verde

Encontro com Cabo-Verde
SEXTA-FEIRA 4 DEZEMBRO - 17h30 Encontro com Silvino Lopes na EOI Lugo 17H30 IES OLHOS GRANDES (FEMININO) Lançamento do livro "Rimas no deserto" e música cabo-verdiana

CAMPEONATO PLANETA NH

CAMPEONATO PLANETA NH
Cafetaria Biblioteca de Alejandria, 6ª, 13 de novembro de 2009, às 21:30H

CONCURSO PLANETA NH

CONCURSO PLANETA NH
Todos ao mesmo tempo! Escolham a sua resposta!

Lançamento do livro "Do Ñ para o NH" e Campeonato do Planeta NH

Lançamento do livro "Do Ñ para o NH" e Campeonato do Planeta NH
Vem participar!

LANÇAMENTO DO LIVRO "DO Ñ PARA O NH" - 13 novembro 2009

LANÇAMENTO DO LIVRO "DO Ñ PARA O NH" - 13 novembro 2009
A malta a rir aprendendo com o Valentim!