segunda-feira, março 05, 2012


CHEGOU O ADIVINHÃO À TURMA
DO BÁSICO DAS 16h00

O QUE É QUE É...?

1. No alto do meu ouriço me vejo
ladrão vejo vir e não posso fugir. O que é que é...?
2. Verde nasci
na juventude verde me vês
preta me torno na minha velhez. O que é que é...?
3. Capote sobre capote
capote do mesmo pano
se não o digo, não acertas num ano. o que é que é...?
Mila e Irene.

4. Verde me plantaram
no horto da minha casa
por volta de um mês me arrincaram
para comer-me numa praça. O que é que é...?
5. É redonda como o sol
também tem a mesma cor
e no teu pequeno almoço
não me deves esquecer. O que é que é...?
Marisa e Consuelo.

6. Nasce verde
muda com o tempo
por dentro estou contente
e por fora sou amargo. O que é que é...?
7. Tenho várias mães
vários odores e vários sabores
acompanhando vinho bom estou
e chamam-me igual que uma parte do meu corpo. O que é que é...?
8. Tenho mãe mas não tenho pai
tenho irmãos de várias raças.
Nalguns países nasço, mas estou proibido.
Se me tomas em quantidade
tem cuidado com o meu efeito. O que é que é...?
Fran e Anjo.
9. Tenho boca e não como
tenho pernas e não ando
e tenho rabo e não faço cocô. O que é que é...?

Soluções: 1. castanha, 2. amora, 3.cebola, 4. alface, 5. laranja, 6. limão, 7. queijo, 8. vinho, 9. pote

Sem comentários:

Enviar um comentário

DEIXA AQUI AS TUAS TUGOLUGADAS!!

A ARTE DO DIZER

A ARTE DO DIZER
RECITAL POÉTICO-MUSICAL NA EIO DE LUGO: Um aluno e uma aluna da Escola abriram a Sessão Poética dizendo cada um, um poema à sua escolha. Elsa Noronha, 'a guerreira da palavra' dirá um poema de um poeta da Galiza – “Libremente” de Celso Emílio Ferreira. E os diversos poetas africanos e portugueses e outros cantos irão-se sucedendo: Rui de Noronha, Noemia de Sousa, Almada Negreiros, Ovídio Martins, Natália Correia...

JÁ A SEGUIR! TUGA-LUGO-LENDO!

JÁ A SEGUIR! TUGA-LUGO-LENDO!
APRESENTAÇÃO DO CLUBE DE LEITURA Sexta-feira, 4 de dezembro 19h30 IES OLHOS GRANDES (Feminino)

Encontro com Cabo-Verde

Encontro com Cabo-Verde
SEXTA-FEIRA 4 DEZEMBRO - 17h30 Encontro com Silvino Lopes na EOI Lugo 17H30 IES OLHOS GRANDES (FEMININO) Lançamento do livro "Rimas no deserto" e música cabo-verdiana

CAMPEONATO PLANETA NH

CAMPEONATO PLANETA NH
Cafetaria Biblioteca de Alejandria, 6ª, 13 de novembro de 2009, às 21:30H

CONCURSO PLANETA NH

CONCURSO PLANETA NH
Todos ao mesmo tempo! Escolham a sua resposta!

Lançamento do livro "Do Ñ para o NH" e Campeonato do Planeta NH

Lançamento do livro "Do Ñ para o NH" e Campeonato do Planeta NH
Vem participar!

LANÇAMENTO DO LIVRO "DO Ñ PARA O NH" - 13 novembro 2009

LANÇAMENTO DO LIVRO "DO Ñ PARA O NH" - 13 novembro 2009
A malta a rir aprendendo com o Valentim!