sexta-feira, março 09, 2012

Códex Calixtinus (II)


Leiam a segunda parte do roubo do Códice Calixtino por desempregados lugueses. O Pão-por-Deus e São Brandão foram cúmplices deste logro. O nosso muito obrigado a Javier, Virgínia e Beatriz por esta história.

A seguir à conversa com a mulher, nós já ficamos a pensar: os Açores serão destino de muitos turistas no futuro, isto é uma oportunidade única. O Diogo faz os barcos, a Ana e o Telmo falam com os turistas e vão com eles de passeio, e a Andreia e a Valéria tratam dos golfinhos, peixes, tartarugas, macacos e enguias dessas ilhas das quais fala esta mulher. Poderíamos montar um negócio entre os seis e assim apagar o nosso nome das longas listas do INEM, e além disso, ganhar dinheiro e trabalhar cada um naquilo que mais gostamos de fazer !! Todos concordamos em que era uma boa ideia. Não sabíamos com certeza se ia funcionar o nosso projeto, mas também concordamos em que não podíamos ficar mais tempo vendo de que lado soprava o vento, e sem trabalho.

Então, depois duns dias, voltamos à adega de São Roque para falar outra vez com a mulher. Dissemos-lhe que gostáramos muito da sua conversa e da história do Códice Calixtino, e queríamos saber mais. Por exemplo, se uma pessoa podia apanhar o livro e ficar com ele um tempo, já que tínhamos vontade de apanhar o livro e ir para os Açores para montar um negócio.

Sim pode, mas fique a ouvir com atenção: quando a pessoa sai adiante / se sai bem na sua vida, essa pessoa tem a obriga de devolver o livro à catedral para poder assim ajudar outras pessoas no futuro. Por exemplo, outros desempregados como vocês”.

Mas não sabemos se podemos ler e também apanhar o livro”, disse a Andreia, triste.

Eu e a minha turma temos bom coração, podes estar certa“, respondeu a Valéria.

Sim, certeza, certeza”, respondemos eu, a Ana, o Diogo e o Telmo.

Ótimo, então o que têm de fazer é ir caminhando para Santiago, pedir o Pão-por-Deus pelas casas, ajudar os outros peregrinos do caminho e dar de presente ao Apostolo Santiago o pacote do Pão-por-Deus”, respondeu a mulher.

Ok, ótimo, obrigado”,respondemos todos com um grande sorriso.

Então, fomos lá à Catedral de Santiago de Compostela desde O Cebreiro. Pedimos o Pão-por-Deus pelo caminho, e ajudamos os peregrinos. Acho que chegamos por volta das onze da manhã num dia de abril de muita chuva, vento e nevoeiro em Santiago. No zimbório da catedral houve uma enorme nuvem preta. Rezamos um bocadinho na catedral e depois deixamos o pacote do Pão-por-Deus aos pés do Apóstolo Santiago. A seguir, entre toda a turma o Apóstolo Santiago e demos uma vista de olhos ao livro e ao itinerário de São Brandão. Não fizemos barulho e lá escapamos de mansinho com o livro, mas o bispo meia hora depois deu o seu passeio rotineiro e não acreditava. Ligou depressa para a polícia, e a notícia do roubo apareceu nas televisões à hora do almoço.

À tarde, fomos de carro para Noia para apanhar o barco do pai do Diogo. Era já noitinha e embarcamos devagar, para não chamar a atenção, às ilhas dos Açores. Estávamos a morrer de medo, de que alguém soubesse que tínhamos o Códice Calixtino. Na televisão diziam que ainda não se sabia quem foram os ladrões, se calhar a catedral não tinha câmara de segurança. A polícia não acreditava que alguém roubasse um livro que ficava debaixo de dois mil kg da estátua do Apóstolo Santiago sem nenhuma ferramenta.

Por sorte, nada aconteceu e fomos navegando através do oceano. O barco estava cheio de provisões e também houve varas de pescar. Nenhum de nós jamais teve a sensação de olhar ao redor e ver água simplesmente. Fomos seguindo o itinerário de São Brandão, e durante a viagem gostamos muito de ver os golfinhos nadando na quilha do barco e as aves migratórias acima de nós.

Contudo, o barco era pequenino e o Diogo esqueceu a biodramina, pelo que às três, quatro horas, ficamos parvos pelo fluxo das ondas e caímos todos ao chão, menos o Diogo, que já estava acostumado a navegar.

Acordamos no estômago duma baleia um bocadinho estonteados, não lembrávamos nada. O Diogo disse-nos que uma baleia engolira o barco enquanto nós estávamos apalermados. Um bocadinho depois a baleia engoliu muita agua e o barco saiu disparado pelos pulmões.

Ao sair, já noite, houve um dilúvio. Ficamos no barco a descansar. Conforme o itinerário, na manhã seguinte seria a nossa chegada à ilha.

Na manhã seguinte acordamos com os berros da Ana e o Telmo:

Turma !!!!! Terra à vista !!!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

DEIXA AQUI AS TUAS TUGOLUGADAS!!

A ARTE DO DIZER

A ARTE DO DIZER
RECITAL POÉTICO-MUSICAL NA EIO DE LUGO: Um aluno e uma aluna da Escola abriram a Sessão Poética dizendo cada um, um poema à sua escolha. Elsa Noronha, 'a guerreira da palavra' dirá um poema de um poeta da Galiza – “Libremente” de Celso Emílio Ferreira. E os diversos poetas africanos e portugueses e outros cantos irão-se sucedendo: Rui de Noronha, Noemia de Sousa, Almada Negreiros, Ovídio Martins, Natália Correia...

JÁ A SEGUIR! TUGA-LUGO-LENDO!

JÁ A SEGUIR! TUGA-LUGO-LENDO!
APRESENTAÇÃO DO CLUBE DE LEITURA Sexta-feira, 4 de dezembro 19h30 IES OLHOS GRANDES (Feminino)

Encontro com Cabo-Verde

Encontro com Cabo-Verde
SEXTA-FEIRA 4 DEZEMBRO - 17h30 Encontro com Silvino Lopes na EOI Lugo 17H30 IES OLHOS GRANDES (FEMININO) Lançamento do livro "Rimas no deserto" e música cabo-verdiana

CAMPEONATO PLANETA NH

CAMPEONATO PLANETA NH
Cafetaria Biblioteca de Alejandria, 6ª, 13 de novembro de 2009, às 21:30H

CONCURSO PLANETA NH

CONCURSO PLANETA NH
Todos ao mesmo tempo! Escolham a sua resposta!

Lançamento do livro "Do Ñ para o NH" e Campeonato do Planeta NH

Lançamento do livro "Do Ñ para o NH" e Campeonato do Planeta NH
Vem participar!

LANÇAMENTO DO LIVRO "DO Ñ PARA O NH" - 13 novembro 2009

LANÇAMENTO DO LIVRO "DO Ñ PARA O NH" - 13 novembro 2009
A malta a rir aprendendo com o Valentim!